terça-feira, 13 de setembro de 2011

Celebração do mês da Bíblia

Segue uma bela celebração para o mês da Bíblia, colaboração da catequista Cleonice Vigato Prado, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Paraguaçu-MG - Diocese de Guaxupé

CELEBRAÇÃO MÊS DA BÍBLIA

- Música:

- Mantra: A Palavra de Deus ouvida

é a verdade que nos liberta.

Que nos chama à nova vida.

Nos educa e nos converte.

Animador: Irmãos e Irmãs, sejam todos bem-vindos a celebração do Mês da Bíblia. O Senhor nos reúne, nos alimenta com a sua Palavra, com a Eucaristia, e fortalece nossa missão a serviço da evangelização e da vida. O mês de setembro, reconhecido pela Igreja no Brasil como o mês da Bíblia, é para nós uma grande riqueza. Ele possibilita preparar, vivenciar e testemunhar com entusiasmo e empenho as celebrações em nossas comunidades, bem como fortalecer a catequese, os círculos bíblicos, grupos de reflexão e pastorais que buscam na Palavra de Deus a força e a mística para a missão.

Todos: A Bíblia é fonte de sabedoria e inspiração para os catequistas, catequizandos, famílias e todos os agentes de pastoral de nossas comunidades.

Leitor 1: Na verdade, precisamos despertar a consciência de que todo dia é dia da Bíblia, e como cristãos temos a necessidade de ler, rezar e meditar os textos bíblicos diariamente. Porém, como

Igreja, no mês de setembro damos um destaque maior à Bíblia e a seu patrono São Jerônimo, o grande tradutor da Bíblia Latina. Somos felizes por sermos catequistas, ouvintes e praticantes da Palavra. Desejamos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo para um mundo em mudança.

Canto: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua palavra é assim, não passa por mim, sem deixar um sinal.

Todos: A leitura e a meditação diária da Bíblia ajudam-nos a perceber, assumir e viver a Palavra de Deus no compromisso com a justiça, a solidariedade e o amor fraterno.

Animador: A Bíblia é o livro que documenta a educação da fé do Povo de Deus ao longo de sua história. Ela vem iluminando a caminhada do povo de geração em geração, em cada circunstância

da história. A Palavra de Deus é atual, viva e eficaz (Hb 4,12). Com sua leitura, encontramos critérios para o discernimento e o agir na realidade do dia a dia. A Igreja, atenta aos sinais da palavra, nos

chama a uma intimidade sempre maior com este presente de Deus.

Todos: Nós, catequistas, como ministros da Palavra, procuraremos escutar, vivenciar e anunciar com paixão esta boa notícia aos catequizandos e ao mundo para que “ouvindo creiam, crendo esperem, esperando amem” (DV 1).

Animador: A Bíblia não é simples livro, no qual se faz uma leitura, mas sim um caminho que nos revela os princípios das verdades da fé.

Animador: A Palavra de Deus alimenta a ação catequética e a vida cristã. A leitura contínua da Bíblia faz parte do esforço e da formação permanente dos catequistas.

Leitor 2: Uma das grandes conquistas da caminhada bíblica em nosso país foi a descoberta de que a Bíblia é o mais importante livro de catequese que temos. A catequese não é completa se o catequista

não descobrir a importância de ter em suas mãos a Palavra de Deus.

Recordamos também as palavras do papa Bento XVI na abertura da V Conferência em Aparecida que diz: “Cristo nos dá a conhecer sua pessoa e sua doutrina por meio da Palavra de Deus. Nossa tarefa

é a de educar o povo na leitura e meditação da Palavra de Deus: que ela se converta em alimento para que, por sua própria experiência, vejam que as Palavras de Jesus são Espírito e Verdade (Jo 6, 63).”

Leitor 3: A Escritura é fonte e princípio da revelação de Deus. A leitura da Bíblia não é mera questão de técnicas: é uma opção de vida, fruto do dom do Espírito (cf 1Cor 2, 1-16; Rm 11, 33-36).

Por isso, a leitura Bíblica deve nos tornar pessoas humanas, fraternas e capazes de construir um mundo melhor. Tornar o leitor capaz de confiar na Palavra como força para transformar vidas,

animar esperanças, alimentar a fé e como caminho de realização do Plano de Deus.

Canto:

DEUS NOS FALA

Animador: O texto que vamos refletir e celebrar hoje é o do livro do Êxodo 16,12-21

Animador: Diante da Bíblia, o livro da fé e da vida, vamos manifestar o nosso louvor a Deus pela sua Palavra que com sabedoria orienta e sustenta nossa caminhada.

1- Por todos os catequistas espalhados pelo Brasil que divulgam a Bíblia como fonte de educação da fé, da justiça e da paz.

Bendito seja Deus para sempre!

2- Pelo Serviço de Animação e Divulgação da Bíblia existentes entre os cristãos.

Bendito seja Deus para sempre!

3- Por todos os grupos de reflexão e círculos bíblicos que se reúnem em torno da Palavra.

Bendito seja Deus para sempre!

4- Pela descoberta da Sagrada Escritura como a fonte da Catequese.

Bendito seja Deus para sempre!

DEUS NOS ENVIA

Animador: Um catequista segura a Bíblia, todos estendem a mão em direção à Bíblia para acolher a bênção de Deus.

O Senhor te abençoe e te guarde. AMÉM!

O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.

AMÉM!

O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário