Você conhece o Método que o DNC indica para o ensino da fé na catequese?
O método Ver-Julgar-Agir, por experiência e tradição pastoral latino
americana tem trazido segurança e eficácia na educação da fé, respondendo às
necessidades e aos desafios vividos pelo nosso povo. Entre nós o termo “julgar”
está sendo substituído por ILUMINAR. Nesse processo do ver-iluminar-agir,
acrescentaram-se o CELEBRAR e o REVER. Não são passos estanques nem sequência
de operações, mas, trata-se de um processo dinâmico na educação da fé.
VER (158) - É um olhar crítico e concreto a partir da realidade da
pessoa, dos acontecimentos e dos fatos da Vida. A catequese motiva os
catequizandos a conhecer e analisar criticamente a realidade social em que
vivem, com seus condicionamentos econômicos, sócio-culturais, políticos e
religiosos...
É necessário que o próprio catequista tenha formação contínua, para que
se habitue a fazer análise de conjuntura e sensibilizar-se com seus problemas
de realidade, descobrindo os sinais dos tempos. O ver cristão já traz em si a
iluminação da fé.
ILUMINAR (julgar) (159) - É o momento de escutar a Palavra de Deus.
Implica a reflexão e o estudo que iluminam a realidade, questionando-a pessoal
e comunitariamente. Para acolher a realidade, como cristãos, é necessária a
conversão contínua na busca da vontade do Pai. Com cobertura à presença do
Espírito Santo, na escuta orante da Palavra de Deus, com atitude contemplativa
e fidelidade á mesma Palavra, à Tradição e ao magistério, o catequista cresce
na capacidade de questionar a realidade.
AGIR (160) - É o momento de tomar decisões, orientando vida na direção
das exigências do Projeto de Deus. É o tempo de vivenciar e assumir
conscientemente o compromisso e dar as necessárias respostas para a renovação
da Igreja e a transformação da realidade. Isto exige de catequistas e
catequizandos confiança em Deus, coerência entre a Fé e vida e a fortaleza para
acolher as mudanças que são necessárias na caminhada da sociedade e na sua vida
pessoal, com suas profundas exigências éticas e morais.
O agir é compromisso de viver como irmãos, promover integralmente as
pessoas e as comunidades, servir aos mais necessitados, lutar por justiça e
paz, denunciar profeticamente e transformar evangelicamente as estruturas e as
situações desumanas, buscando o bem comum.
O compromisso do agir aparece hoje muito enriquecido com os princípios e
critérios expostos no COMPÊNDIO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA (2005) que
fundamenta e aplica nas realidades sociais uma ética e moral cristã.
CELEBRAR (161) - É momento privilegiado para a experiência da graça
divina. É o feliz encontro com Deus na oração e no louvor, que anima e
impulsiona o processo catequético. Supera a oração puramente rotineira. Esta
dimensão orante e celebrativa deve caracterizar a catequese, para que ela não
caia na tentação de ser feita de encontros só de estudo e compreensão
intelectual da mensagem evangélica. A celebração também educa a pessoa o grupo
para a oração e contemplação, para o dialogo filial e amoroso, pessoal e comunitário
com o Pai. A dimensão catecumenal da Catequese tem aqui sua maior expressão.
REVER (162) - É o momento para sintetizar a caminhada catequética,
valorizar os catequistas e os catequizandos, aprofundar as etapas do
planejamento proposto, revendo os conteúdos e os compromissos assumidos.
O rever é o ver de novo a caminhada da Catequese; é tomar consciência,
hoje, de como agimos ontem para melhor agir amanhã. Faz surgir novos
questionamentos para ajudar a tomar as decisões e determinar o grau de eficácia
e de eficiência, favorecendo uma contínua realimentação.
O rever é uma construção do Reino. Para rever com eficiência a sua ação,
os catequistas devem ter um conhecimento básico dos princípios de planejamento
participativo e a atitude firme de levar em conta as avaliações feitas, mudando
o que deve ser mudado, libertando-se de rotinas paralisantes, confirmando a
caminhada feita sob o impulso do Espírito Santo.
Fonte: DNC – Diretório Nacional de
Catequese. pgs 106 a 108.Brasilia: Edições CNBB, 2006.
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