terça-feira, 14 de abril de 2015

Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia

Na 52ª Assembléia Geral , da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida, nos dias 30 de abril a 09 de maio de 2014 é aprovado o documento nº 100 da CNBB -  Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia. O documento chama a atenção à conversão pastoral da paróquia. Pensar nas ações ultrapassadas e caducas e retornar a essência, frutos cultivados nas comunidades primitivas. Grupos menores, que caminham com pé no chão, ciente da realidade e dispostos a serem discípulos missionários. "A comunidade evangeliza e testemunha a alegria do Evangelho".

O texto reforça as palavras do Papa Francisco: "Pastoral é exercício da maternidade da Igreja. Ela gera, amamenta, faz crescer, corrige, alimenta e conduz pela mão.

Trata-se de uma proposta ousada e desafiadora. Sair do comodismo, não centrar o devocionismo, ir ao encontro do outro. Dependerá do empenho de todos.

Finalizando o documento, no último parágrafo temos uma mensagem de esperança: " Aquele que renova todas as coisas ilumine e conduza os passos da renovação paroquial que a Igreja no Brasil pretende. A nova realidade implica um novo entusiasmo por Deus e por seu Reino. A conversão paroquial exige uma renovação espiritual e pastoral que se expressa na nova evangelização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário