terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A vela e o fósforo

Certa vez, uma vela recusou-se a ser acendida pelo fósforo. Este lhe disse: “Eu tenho a tarefa de acender você!” Assustada, a vela respondeu: “Não! Isso não! Se eu me deixar acender, os meus dias estarão contados”. O fósforo perguntou:
“Você prefere passar a vida em brancas nuvens, sem cumprir a missão para a qual você existe?” “Mas queimar dói e me consome!” sussurrou a vela, insegura e apavorada.
“É verdade”, explicou o fósforo. “Mas é este o segredo de nossa realização. Somos criados para servir. E se eu não acender você, perco o sentido da minha vida. Eu existo para acender fogo. Você existe para iluminar e aquecer”.
E continuou: “Tudo o que você oferecer através da dor, do sofrimento e do empenho, será transformado em luz. Consumindo-se, você não se acabará, mas outros passarão o seu fogo adiante. Você só morrerá se recusar a ser acendida”.
Nesta hora, a vela afinou o seu pavio e disse ao fósforo: “Peço a você que me acenda”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário