sexta-feira, 8 de julho de 2016

PAZ INQUIETA

Paz inquieta!

O catequista em excelência é aquele que faz ver. Gosto muito de uma frase de Rubem Alves para educadores que adapto à catequese: Catequizar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O catequista diz: veja. O catequizando olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente... Aí está a chave para o sucesso da catequese, mostrar ao catequizando uma vida diferente, inspirada em Jesus. E como pode isto ocorrer?

Primeiro é necessário que o catequista tenha plena visão e viva este novo jeito de ser, pois não adianta propor algo novo se eu mesmo não o viva, não o sinta e sequer faço diferente. É preciso uma mudança do pensamento no agir catequético e o catequista é o único que pode fazer esta mudança. 

Quando surgiu o documento Catequese Renovada, muita gente queria ficar no passado, não queria se abrir ao novo, pois, toda novidade traz medo e incerteza. Foi difícil, mas aqueles que se abriram para mudança de rumo e apostaram nesta nova maneira de catequizar, tiveram imensa felicidade ao ver pouco a pouco a transformação da Catequese. Aqueles que não quiseram mudar me fazem lembrar um pensamento de Fernando Pessoa: Na véspera de não partir nunca, ao menos não há que se arrumar as malas. Ou seja, ficar do mesmo jeito não traz trabalho e sacrifício. O catequista precisa ser criativo e dinâmico para anunciar a Boa Nova de Jesus a todos os cantos.

Em segundo lugar é não se descuidar de sua formação, buscando de todas as formas melhorar seu conteúdo. A formação faz-se passo a passo, no cotidiano, estudando, meditando, refletindo e espiritualizando. Catequista ligado na atualidade não corre o risco de ficar na estrada. Urge o catequista embrenhar-se pelas tecnologias que estão nas mãos de nossas crianças, adolescentes e jovens, para entendê-los melhor e ter a palavra certa para nossos catequizandos.

Que nós catequistas possamos fazer nossos catequizandos verem melhor e serem cada vez melhores, pois a catequese é para torná-los seres melhores e engajados no Projeto do Senhor. Oxalá sermos catequizados e catequizadores, mestres e aprendizes nessa viagem que é a vida. Fiquem com Deus.


Luiz Sergio Palhão
Coordenação Setor Alfenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário