Eucaristia: Raiz e Centro da Vida Cristã
“A gente pensa no mistério da Eucaristia, Deus Convida a gente para um banquete, é o pão, é o vinho, e diz que aquilo é mais que pão e vinho, é Ele mesmo, isso é meu corpo, Deus dá o seu próprio corpo para ser comido.
Deus tem fome. Tem fome porque Deus é amor: Amo é fome. Deus tem uma fome imensa. A comida que mata a fome de Deus, somente nós podemos fazer.
Há a eucaristia que acontece na Igreja, o pão e o vinho, o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há a Eucaristia que acontece no mundo – comida para matar a fome de Deus, disfarçado em pobre, em criança, em mendigo, mas não só. Disfarçado também de gente que não tem fome”. (Rubem Alves)
Eucaristia: Sacramento da saudade
A Eucaristia toma um lugar central na celebração dos sacramentos. Todos os sacramentos estão voltados para ela e encontram nela sua fonte e seu ponto culminante. É a raiz e o centro da comunidade cristã.
A refeição na Bíblia
Na Bíblia, refeição é sinal de amizade, hospitalidade, paz e perdão, presença de Deus. É sinal da Aliança de Deus com seu povo: é sinal do Reino. Toda refeição tem algo de sagrado.
Para Jesus cada refeição é celebração da vinda do Reino, da alegria que haverá de vir. Até depois da ressurreição Jesus se dá a conhecer através de refeições.
A eucaristia é um sinal do Reino. É o banquete que antecipa a alegria do Reino, a união, a paz com Deus e com os irmãos, a fraternidade e a partilha.
A ultima refeição
No meio de tantas refeições, a ultima refeição do Senhor toma lugar todo especial. É a refeição da despedida, e, ao mesmo tempo, a sua ordem: Façam isto em memória de mim.
No tempo de Jesus, cada refeição tinha uma ligação com Deus, celebrava a presença de Deus no meio de seus amigos, anunciando o Reino. Cada refeição começava com uma oração, pronunciada pelo pai de família (ou hospede indicado por ele). Era uma ação de graças, um ato de louvor a Deus pelos benefícios recebido, especialmente a libertação.
Eucaristia é:
- Um ato de louvor e de agradecimento ao Pai pelos benefícios recebidos em Cristo;
- Comemoração da presença do Senhor Ressuscitado no meio da sua comunidade;
- Sinal do Reino que deve ser anunciado e construído por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário