quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PEDAGOGIA DA FÉ
A pedagogia de Deus educa para a vida. Deus corrige seus filhos com um pai misericordioso, um mestre, um sábio, assumindo a pessoa, o indivíduo e a comunidade na condição em que se encontra. Deus atrai a si com vínculos de amor.
A pedagogia de Cristo foi a de continuar a pedagogia de Deus. Ele a realiza acolhendo o outro, anunciando a Boa Nova, convidando à conversão, desafiando a um amor delicado e forte e empregando todos os recursos da comunicação interpessoal.
A pedagogia da Igreja procura viver a pedagogia do Pai e do Filho. A comunidade cristã é uma catequese viva. A Igreja sempre produziu a pedagogia da fé pelo testemunho de santos e de catequistas.
Assim, a Catequese é uma pedagogia: inserida no diálogo da salvação entre Deus e a pessoa; que respeita a liberdade; que destaca a iniciativa divina e a sua motivação amorosa, que aceita o princípio da progressividade da Revelação; aceita os aspectos misteriosos da Palavra de Deus e a sua adaptação às pessoas e às culturas; reconhece a centralidade de Jesus, determinando a pedagogia da encarnação; faz próprio o processo de diálogo através das relações interpessoais; feita de sinais, fatos e palavras, ensinamentos e experiências; recebe a força da verdade q a motivação para dar testemunho do amor de Deus.
A Catequese, como processo, segue Cristo, no Espírito, rumo ao Pai. A pedagogia da fé recebe de Jesus Cristo a lei da fidelidade a Deus e à pessoa humana, numa atitude de amor.
Será perfeita a Catequese que ajudar a perceber a ação de Deus ao longo da caminhada da formação, favorecendo um clima de escuta, de ação de graças e de oração, promovendo a participação ativa dos catequizandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário