quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dos Cadernos de Formação
Jesus: Boa notícia para os pobres e dom de Deus para o mundo.
Jesus anuncia a boa-nova, prega o Reino aos pobres por palavras e obras. Os sinais que ele
realiza apontam para o Reino e suscitam a esperança de que o Reino é possível mesmo no meio da
realidade oprimida. A prática de Jesus tem uma dimensão sócio-política, porque se expressa em
forma de justiça nas relações sociais. É um amor conflitivo que rompe com as cadeias da injustiça e
do pecado e leva a um novo dinamismo, a uma transformação integral.
A prática de Jesus é também uma prática profética, porque leva a combater tudo o que é
anti-reino, na defesa do verdadeiro Deus e na denúncia dos ídolos que ameaçam a vida do povo.
Jesus não ficou alheio às controvérsias de seus adversários sobre a realidade social e religiosa. O
evangelista Marcos acentua os conflitos de Jesus em diversos episódios: a cura do paralítico (2,1-
12); comer com os pecadores (2,15-17); a questão do jejum (2,18-22); espigas colhidas em dia de
sábado (2,23-28); a cura da mão seca (3,1-6).
O que realmente está em jogo é a visão de Deus. Por isso, Jesus não teme defender os
injustiçados, apontando para o Deus da vida e desmascarando as leis e os costumes que não estão a
serviço da vida humana.
Nenhuma lei pode estar acima da vida humana, mas a seu serviço.e nenhuma tradição de fé
pode ofuscar o mistério da vontade de Deus. É esta a causa de Jesus, ao desmascarar e denunciar a
imagem opressora de Deus. Ao denunciar esta imagem Jesus atrai a ira das classes que produzem
essa falsa imagem de Deus a serviço de interesses próprios.
Jesus escandaliza as autoridades quando equipara o amor de Deus ao amor do próximo. A
missão foi para Jesus e é para seu seguidor a forma de manter a supremacia do amor. Ter uma
missão é o que dá sentido a vida de Jesus e o amor é o princípio fundamental de sua vida.
Cristo está presente, escondido e sem rosto, na dor dos pobres e está também salvificamente
presente em todos aqueles que se aproximam dos pobres para libertá-los.
Missão libertadora em favor das vítimas
O modo de Jesus viver a fé é conflitivo: Jesus se coloca a favor dos oprimidos e contra os
opressores. Seu seguimento é conflitivo, porque gera perseguições.
Os pobres além de destinatários privilegiados da missão de Jesus, são sacramento da sua
presença, porque tornam presente Jesus profeta e evangelizador. Para conhecer Jesus é necessário
conhecer os pobres (Jon Sobrino).

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