domingo, 9 de novembro de 2014

BÍBLIA, DEUS SE ABRE COM A GENTE

Padre José Luiz Gonzaga do Prado


      Estamos no Juvenato, Paraguaçu-MG, para mais um Curso de Formação Bíblica do Setor Alfenas, com o Padre Zé Luiz.
         "Quando esmorece em nós a consciência da Inspiração, corre-se o risco de ler a Escritura como objeto de curiosidade histórica e não como obra do Espírito Santo, na qual podemos ouvir a voz do Senhor e conhecer a sua presença na história". Bento XVI em Verbum Domini 19.
         O importante é descobrir o que Deus quer de nós no texto Bíblico que se lê. A Bíblia é menos uma vidraça que deixa olhar o passado e muito mais um espelho para hoje.
            O Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, ao iniciar o capítulo sobre o rosto do Cristo a contemplar a partir dos Evangelhos, faz a ressalva: “De fato, os Evangelhos não pretendem ser uma biografia completa de Jesus, segundo os cânones da ciência histórica moderna”. Para muitos, isso pode soar como novidade, talvez até como escândalo. Então, nem tudo o que está nos Evangelhos é verdade histórica cientificamente exata? Não! É o Papa que está dizendo isso? É!
                O Documento só rejeita a interpretação ingênua e literal da Bíblia. É a sua característica principal, destacada no discurso do Papa. Abrir a Bíblia ao acaso para achar uma frase que venha a solucionar um problema meu pode ser uma atitude “piedosa” e “atraente”, mas é “uma forma de suicídio do pensamento” (A INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA NA IGREJA, Paulinas, São Paulo, 1994, p.86).
                
1. Janela versus Espelho
            Nenhum escrito da Bíblia é apenas uma janela para o passado. É sempre e muito mais um espelho do que acontecia quando o texto foi escrito. Falando da criação do mundo, contando uma estória dos patriarcas ou um episódio da vida de Jesus, a Bíblia está muito mais interessada em refletir, iluminando o que acontece (ser espelho) do que em deixar ver com exatidão o que aconteceu (ser janela). Lida como espelho do que acontecia quando se escreveu, pode servir de espelho para hoje. Quanto mais escuro do lado de lá e mais claro do lado de cá, mais a vidraça vira espelho. A Bíblia tem um caráter divino, não como vidraça ou janela para o passado e sim como espelho, não como história, mas como luz para a vida. “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2Tm 3,16-17).

Duas versões da Criação Gn 1,1 - 2,4a e Gn2,4b - 25. São duas narrativas em contextos diferentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário