segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Catequese é coerência

Jesus não seduziu as pessoas por causa de suas palavras, mas porque vivia o que pregava. Aqueles que o seguiam o faziam porque Ele agia de modo diverso dos outros judeus. Ele acolhia as pessoas, convivia com elas, era solidário, enfim, tocava os seus corações. E isso as cativava a as transformava. Assim como Jesus, os catequistas e as catequistas são responsáveis por cativar antes de anunciar. O Evangelho tem que ressoar nos gestos de amor fraterno. Por isso, o bom catequista fala pouco e ouve muito, busca constantemente ouvir o que os catequizandos dizem a partir da própria vida; quais os seus valores, sentimentos, emoções; como é seu relacionamento com a família, com os amigos; como se comporta diante dos desafios.

O catequista lança a semente.

2 comentários:

  1. Olá, Luiz Sergio!
    Venho acompanhando suas postagens "catequese é coerência" Que coisa boa! Na clareza das palavras, o que precisamos aprender. Acredito que a missão do catequista é tocar o coração, não só das crianças, mas das famílias, interagindo com as mesmas.
    Que Deus abençoe o trabalho de vocês.
    Abraços,
    Catarina

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarina, obrigado pelas palavras, e concordo plenamente com você, a família precisa ser tocada, e o catequista é o encarregado disto. Que Deus te abençoe! Um abraço.

    ResponderExcluir