terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alguém me deu esta ladainha. Não sei quem é o autor, mas é linda!

Ladainha de mãe Maria

Maio, mês mariano, me faz lembrar uma cena que atravessou minha infância e adolescência, e hoje é saudade: o terço rezado em família.

Nos meus tempos de criança, esse momento tinha tudo para ser uma chateação, por interromper nossas brincadeiras, mas transformava-se numa festa. É claro que o meu espírito e de meus irmãos estava longe de qualquer traço de santidade. Imagine um bando de meninos, seis ou até treze, quando juntavam os primos-irmãos, aquela escadinha de idades debulhando as contas do terço desfiadas com agilidade manual e verbal pelas mães, avós e tias que iam recitando aquela saraivada de ave-marias que ‘perseguíamos’, pisando de leve os primeiros passos no terreno dos mistérios que, sem saber, aprendíamos a contemplar...

Ao final, havia um momento mágico. Rezado o terço, chegava a hora da Ladainha de Nossa Senhora que era rezada em latim por Dindinha, a matriarca entre minhas tias.

Não entendíamos nada, mas respondíamos a cada invocação com um “ora pro nóbis” rápido e certeiro. Todas as noites era assim...

Hoje transformo minha saudade em prece. E retomo os valores do materno em uma ladainha à Maria mãe, à mãe Maria, pedindo a ela não favores ou milagres, mas que me ensine a ter um coração materno, a ter gestos maternais. O mundo anda precisando. Eu, ainda mais...

Nossa Senhora do carinho de mãe, ensina-nos a ser carinhosos.

Nossa Senhora da paciência de mãe, ensina-nos a ser pacientes.

Nossa Senhora do cuidado de mãe, ensina-nos a ser cuidadosos.

Nossa Senhora do zelo de mãe, ensina-nos a ser zelosos.

Nossa Senhora da atenção de mãe, ensina-nos a ser atenciosos.

Nossa Senhora do afeto de mãe, ensina-nos a ser afetuosos.

Nossa Senhora da delicadeza de mãe, ensina-nos a ser delicados.

Nossa Senhora da justiça de mãe, ensina-nos a ser justos.

Nossa Senhora da fraternidade de mãe, ensina-nos a ser fraternos.

Nossa Senhora da esperança de mãe, ensina-nos a construir a esperança.

Nossa Senhora da caridade de mãe, ensina-nos a ser caridosos.

Nossa Senhora da serenidade de mãe, ensina-nos a ser serenos.

Nossa Senhora do perdão de mãe, ensina-nos a perdoar.

Nossa Senhora da acolhida de mãe, ensina-nos a acolher.

Nossa Senhora da sabedoria de mãe, ensina-nos a ser sábios.

Nossa Senhora da sensibilidade de mãe, ensina-nos a ser sensíveis.

Nossa Senhora da disponibilidade de mãe, ensina-nos a ser disponíveis.

Nossa Senhora da generosidade de mãe, ensina-nos a ser generosos.

Nossa Senhora do aconchego de mãe, ensina-nos a ser aconchegantes.

Nossa Senhora do silêncio de mãe, ensina-nos a valorizar o silêncio.

Nossa Senhora do equilíbrio de mãe, ensina-nos a se equilibrados.

Nossa Senhora da percepção de mãe, ensina-nos a ser perceptivos.

Nossa Senhora da amizade de mãe, ensina-nos a ser amigos.

Nossa Senhora da dedicação de mãe, ensina-nos a ser dedicados.

Nossa Senhora da suavidade de mãe, ensina-nos a ser suaves.

Nossa Senhora da alegria de mãe, ensina-nos a ser alegres.

Nossa Senhora da firmeza de mãe, ensina-nos a ser firmes.

Nossa Senhora da oração de mãe, ensina-nos a rezar.

Nossa Senhora da vida que nasce da mãe, ensina-nos a escolher a vida!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário