Importância da Metodologia na ação catequética
Uma das preocupações mais intrigantes para os catequistas é com relação à Metodologia.
Cada vez mais nos defrontamos com a necessidade de melhorarmos e crescermos na missão
catequética. Ao preparar um encontro catequético sempre vêm à mente aquelas perguntas: “como
vou preparar o meu encontro?”, “de que maneira vou trabalhar com os catequizandos?”, “qual o
caminho a percorrer?”.
A palavra método é uma palavra de origem grega (méthodos, do grego – odós, caminho),
que quer dizer caminho, estrada que ajuda a chegar aonde que se quer, isto é, alcançar a meta
proposta.
O método catequético supõe uma ação de planejamento, o qual requer:
a) “domínio” do conteúdo a ser transmitido (O QUÊ?)
b) conhecimento da realidade e da vida dos catequizandos (QUEM?)
c) objetivos claros e concretos (PARA QUÊ?)
d) discernimento para escolher o melhor caminho, o método mais apropriado (COMO?)
e) capacidade para agendar as datas e administrar bem o tempo (QUANDO?)
f) clareza quanto à razão da sua missão e do caminho a ser percorrido (POR QUÊ?)
A catequese pode ter vários métodos. Assim, como para se chegar a um endereço
determinado, pode-se fazer uma longa caminhada, passar por desvios e pontes desnecessários ou
encontrar a maneira mais rápida para chegar à meta proposta.
Na educação da fé pode acontecer o mesmo. Quando não temos objetivos claros e nem
sabemos como realizar o que desejamos, podemos nos perder no caminho sem chegar a alcançar a
meta proposta. Na catequese, precisamos percorrer os caminhos mais adequados para vivenciar um
processo eficaz: “Para isto, é preciso não esquecer que além dos objetivos, precisamos ter em mente
a realidade em que trabalhamos (rural, periferia, urbana), os destinatários com suas experiências,
cultura, idade, os conteúdos a serem refletidos, vivenciados, o uso de uma linguagem adequada, e a
comunidade que é fonte, lugar e meta da catequese” (Marlene Bertoldi).
A Conferência de Aparecida fez sobre a caminhada da Igreja Latino-Americana fazendo
uma séria reflexão sobre os métodos utilizados pela Igreja na Catequese e na Ação Evangelizadora.
Depois de elencar as conquistas e os aspectos positivos (a animação bíblica da pastoral, renovação
litúrgica, empenho dos ministros ordenados e dos leigos e religiosos, a ação missionária e a
renovação pastoral da Igreja), a conferência apresentou algumas sombras e retrocessos
(reducionismos, enfraquecimento da vida cristã, falta de acompanhamento aos leigos, florescimento
de espiritualidade de cunho intimista, linguagem distante da Igreja, escassez de vocações, católicos
afastados, trânsito religioso, pluralismo religioso, afastamento e falta de coragem e perseverança na
fé), dentre os quais, elencamos duas:
• “Percebemos uma evangelização com pouco ardor e sem novos métodos e expressões, uma
ênfase no ritualismo sem o conveniente caminho de formação, descuidando outras tarefas
pastorais” (DA 100 c).
• “Na evangelização, na catequese e, em geral, na pastoral persistem também linguagens
pouco significativas para a cultura atual e em particular para os jovens. (...) As mudanças
culturais dificultam a transmissão da Fé por parte da família e da sociedade” (DA 100 d).
Tal constatação nos convida a re-pensar nossa ação catequética, procurando novos caminhos
e novos meios para transmitir a mensagem de fé. Sobre a importância do método, convém refletir
alguns aspectos inerentes:
.. Método Catequético supõe um caminho a ser trilhado, a ser construído. Como diz o
provérbio: “não há caminho pronto, caminho se faz ao caminhar”.
.. O catequista faz parte do Método Catequético: seu jeito de ser, olhar, escutar, falar, sorrir,
questionar, trabalhar, pontuar e agir;
.. O Método supõe sempre uma ação comunitária: ele passa pela partilha em grupo e aproveita
os espaços onde há reflexão, planejamento, ação e avaliação;
.. Método é uma experiência de convivência e de amizade. O método transforma as pessoas,
de desconhecidas a bons amigos. Aqui não há espaço para isolamento, inimizades ou
monólogos.
.. Jesus fez do seu seguimento um método bastante eficaz para os seus discípulos. Ele mesmo
se colocou como caminho (Jo 14, 6);
.. Método é procedimento: acolher, ver, iluminar, agir, celebrar e avaliar;
.. Método é interação: Fé, Vida e Comunidade;
.. Método é aprendizagem (aprender-fazendo, aprender-ensinando) e oportunidade para
aprimorar a escuta (ouvir-rezando; ouvir-sentindo e ouvir-amando).
.. Método é comunicação através da linguagem verbal e não verbal (gestos e símbolos);
.. Método é ação criativa e dinâmica. É caminho de construção, instrução e desconstrução.
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