terça-feira, 5 de junho de 2012

Lumen Gentium





O Senhor Jesus, deu inicio a sua Igreja pregando a boa nova do Reino de Deus, prometido há séculos pela Escritura. Este Reino se manifesta na palavra, nas obras e na presença de Cristo, que veio “para servir e dar a vida pela redenção de muitos” (MT. 10,15).
            A Igreja é o redil, cuja única porta e necessário pastor é Cristo. A Igreja é a agricultura ou o campo de Deus. A verdadeira videira é Cristo, sem a qual nada somos. A Igreja muitas vezes é chamada de construção de Deus, sendo construída pelos apóstolos.
            A Igreja tem um indissolúvel vinculo a Cristo, que se entregou, para a santificar. O filho de Deus vencendo sua morte e com sua ressurreição, transformou o homem em nova criatura, fazendo a todos seus irmãos.
            A Igreja é um corpo que tem vários membros. Também na edificação do Corpo de Cristo existe diversidade de membros e de funções. É um mesmo Espírito que distribui os seus vários dons segundo a sua riqueza e as necessidades dos ministérios para utilidade da Igreja. Se algum membro sofre, todos sofrem e se um membro recebe honras, todos se alegram. Peregrinos nesta terra, seguindo suas pegadas na tribulação e perseguição, associamo-nos nos seus sofrimentos como o corpo à cabeça, sofrendo com Ele, para com Ele sermos glorificados.
            A nossa Igreja é a única a professar no credo ser uma, santa, católica e apostólica; depois da ressurreição entregou-a a Pedro para que a apascentasse, confiando a ele e aos demais apóstolos a sua difusão e governo. Esta Igreja hoje governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em união com ele. A Igreja não foi construída para possuir a glória celeste, mas para anunciar a humildade e a abnegação, também com o seu exemplo. A Igreja abraça com amor todos os afligidos pela enfermidade humana e reconhecem nos pobres e nos que sofrem a imagem de seu fundador pobre e sofredor.
            A Igreja “prossegue a sua peregrinação no meio das perseguições do mundo e das consolações de Deus”, anunciando a cruz e a morte do Senhor até que Ele venha.
           
             



Nenhum comentário:

Postar um comentário